Os Encantos das Águas de Alagoas
Apelidado de Paraíso das Águas, estado é repleto de atrativos turísticos seja nas lagoas, rios ou mar.
Piaçabuçu. Crédito: Divulgação/Embratur
Cercado por rios e lagoas que inspiraram o nome do estado, Alagoas é um destino turístico que oferece aos seus visitantes inúmeras opções de passeios pelas águas que encantam os viajantes com diferentes tons de azul e verde. No estado, que também é cortado pelo belo Rio São Francisco, a lagoa Manguaba com cerca de 12 quilômetros quadrados impressiona e convida turistas a passeios de barcos por ilhas e ilhotas. Nis povoados da região o visitante pode apreciar pratos típicos a vase peixe fresco.
As praias do Frânces, Barra de São Miguel, Gunga, Jéquia da Praia, Coruripe e Feliz Deserto também conquistaram uma legião de admiradores com a beleza de suas águas. Na maré baixa, a praia da Barra formar piscinas naturais ideais para o banho. Já a Praia do Frânces tem trechos ideais para o surf, além de também formar piscinas naturais durante o período de baixo mar.
Saindo da Barra de São Miguel, é possível fazer a travessia até o Gunga - conhecida pela paisagem paradisíaca, emoldurada por filas de coqueirais - de escuna ou pela estrada. No local há opções de passeios de bugre e quadriciclo, além de inúmeros opções para a prática de esportes náuticos.
Para os amantes do ecoturismo, a opção é a Praia do Pontal do Peba, com 26 quilômetros de extensão e uma Área de Proteção Ambiental. Localizada no município de Piaçabuçu, o espaço abriga um rico ecossistema em mangues, Mata Atlântica, aves migratórias, área de preservação de tartarugas marinhas, dunas e coqueirais.
E é de Piaçabuçu que partem os barcos coloridos para a fos do Rio São Francisco. Durante o passeio, com duração de cerca de 1h30min, a vegetação e as esverdeadas águas antecipam a beleza do encontro do rio com o mar. Ao fazer passeios em ambientes naturais, o Ministério do Turismo recomenda que os viajantes sigam as dicas da campanha Passaporte Verde, tais como levar todo o lixo gerado durante o passeio e evitar a hospedagem ou acampamento em áreas protegidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário